Sua vida já é cooperativa. Só falta sua vida financeira.

Sicredi
24 / 07 / 2012

Caçadores de Bons Exemplos

Casal mineiro faz expedição de cinco anos pelo país. O objetivo é encontrar ações positivas para inspirar as pessoas a construírem uma sociedade melhor.

Uma expedição que vai mudar a vida de muitos brasileiros pode chegar na sua cidade a qualquer momento. Os Caçadores de Bons Exemplos vão passar cinco anos na estrada em busca de ações positivas. O objetivo é inspirar as pessoas a construírem uma sociedade melhor, praticando os mesmos valores que norteiam o cooperativismo: ajuda mútua, solidariedade e colaboração.

Tudo começou quando os mineiros Iara Xavier e Eduardo Xavier decidiram colocar a mão na massa para promover atitudes do bem. “A gente estava cansado de ver notícias ruins. Acreditamos que existem muito mais ações positivais do que ações negativas no mundo”. Assim, largaram o dia a dia em Divinópolis (MG) para viver uma aventura que vai percorrer, até 2015, todos os estados brasileiros e alguns países vizinhos. A meta é encontrar bons exemplos e compartilhá-los neste blog.

O carro virou a casa de Iara e Eduardo, que dormem em uma barraca automotiva. Muitas vezes, são hospedados pelas pessoas que conhecem pelo caminho. O acaso é um grande aliado de sua rotina. Eles têm como regra a espontaneidade tanto para decidir o próximo destino quanto para localizar os bons exemplos. Ao chegar em uma nova cidade, conversam com os moradores que encontram pelas ruas, buscando descobrir as pessoas que são destaque pela dedicação à comunidade. Assim, são apresentados a cidadãos que trabalham em diversas instituições como creches, abrigos, associações e escolas. Eles passam em média dois dias em cada lugar, sendo que a próxima parada é definida a partir das recomendações que recebem.


Desde janeiro de 2011, os Caçadores de Bons Exemplos já percorreram mais de 45 mil quilômetros. Além dos exemplos publicados semanalmente no blog, o casal pretende fazer um livro contando suas experiências. Ao final desta incrível viagem, eles terão compartilhado com o mundo um precioso conjunto de atitudes positivas, que inspiram todos nós a fazermos nossa parte.

Tags:
SOLIDARIEDADE E COLABORAÇÃO
VOLUNTARIADO
INSPIRAÇÃO
comments powered by Disqus

Sicredi Touch

Quem curte colaboração curte a plataforma Sicredi Touch.
Lá tem novas maneiras para olhar para o mundo e para sua vida financeira.

Saiba mais